Glauco Diniz Duarte Bh – onde comprar placa solar fotovoltaica
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, existem diversas informações que devem ser consideradas ao escolher um painel fotovoltaico. Confira uma lista com as 10 coisas que consideramos mais importantes para você saber e comprar o painel solar certo.
1 – Garantia do painel fotovoltaico
Não é possível determinar a qualidade do painel solar apenas olhando um orçamento, é necessário olhar a ficha técnica dele. A grande maioria dos painéis solares tem garantia de potência mínima de 25 anos a 80% de sua potência original. O critério principal é verificar se a garantia é apoiada por uma entidade brasileira que terá que cumprir as leis de proteção do consumidor caso haja alguma falha no desempenho da sua placa solar.
2 – Eficiência do painel fotovoltaico
Quando falamos em eficiência do painel solar, estamos falando na porcentagem de energia do sol que atinge a superfície do painel solar e é transformada em energia elétrica para o nosso consumo. Ou seja, quantos Watts/hora por m2 o seu painel solar gera. Isso quer dizer que você deve escolher o painel fotovoltacio mais eficiente? Não é tão simples assim, o quão mais eficiente é o seu painel solar, mais caro ele é também pode ser. Portanto, se o preço é o que lhe interessa, vale fazer a conta de R$ por Watt.
3 – Fabricante do painel fotovoltaico
Existem centenas de fabricantes de painel solar no mundo e a maioria dos painéis ainda é importada. Faça uma rápida pesquisa na internet sobre o fabricante do painel solar. Na página virtual, analise a apresentação da empresa e, se possível, depoimentos de clientes que já utilizam o material.
4 – Tipo de painel fotovoltaico
É um painel mono-cristalino, multi-cristalino, filme fino ou outra tecnologia? Os tipos de painéis solares fotovoltaicos (placas fotovoltaicas) e seus prós e contras são abordados em um post da Elysia, abaixo. Certifique-se de que você está feliz com a tecnologia que você está escolhendo.
5 – Tolerância de potência do painel fotovoltaico
Esta é a variação entre a potência indicada na folha técnica e, a energia real gerada. Por exemplo, um painel solar de 330W com uma tolerância de + 5/ – 5% poderá produzir qualquer coisa de 313,5W até 346,5W. Esteja ciente deste número, uma vez que ele irá afetar diretamente a quantidade de energia que você vai gerar. Alguns fabricantes de painel (placa fotovoltaica) possuem garantia de “tolerância positiva”, isso significa que a produção de energia é garantida ser, pelo menos, o que está especificado no painel solar. Por exemplo: um painel solar com potência especificada de 330W e uma tolerância de +5% / -0% irá produzir um mínimo de 330W e uma máxima de 346,5W.
6 – Qualidade da “moldura” de alumínio do painel fotovoltaico
O quadro de alumínio, que vai ao redor do painel solar fotovoltaico é um bom indicador da qualidade geral da fabricação do painel solar. Olhe para os cantos. Eles estão perfeitamente unidos? A moldura foi colada (não é aconselhável), aparafusada ou soldada nos cantos? Se a aparência é importante para você – então procure um painel que foi anodizado em preto – eles são lindos! (mas podem custar mais caro)
7 – A camada inferior do painel fotovoltaico
Todos os painéis solares têm uma folha inferior de plástico coladas na parte de trás do painel fotovoltaico para proteger as células fotovoltaicas. Se a folha estiver com bolhas de ar ou sinais de que vem descolando isso é sinal de um painel de baixa qualidade.
8 – Custo do painel fotovoltaico
O cálculo óbvio de se fazer é calcular quantos “Watts” por “R$” você está comprando.
Lembre-se, na maioria das vezes você recebe pelo o que você paga, portanto seja cauteloso ao escolher um sistema solar apenas pelo preço. Entretanto, existem promoções e alguns fornecedores realmente têm preços de placas fotovoltaicas mais competitivos que outros. Apenas tenha certeza de comparar corretamente levando em conta garantia, serviços, produto, qualidade etc.
Desconto na conta de luz da Cemig!