Glauco Diniz Duarte Bh – como instalar usina fotovoltaica
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, o Sol tornou-se um grande aliado do ser humano. Além de ajudar na redução da conta de luz, e gerar energia elétrica de um modo sustentável, contribui também para a preservação do meio ambiente.
Nesse sentido, vamos mostrar os pontos principais que você tem que observar antes mesmo de instalar um sistema de energia solar.
1 – Contrate um profissional especializado no assunto
Em primeiro lugar é muito importante que o profissional tenha todo conhecimento necessário na parte elétrica.
Todos os profissionais que realizam esse tipo de atividade, precisamdominarasnormas de segurança definidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). São elas:
Segurança em Instalação e Serviços em Eletricidade (NR – 10)
Trabalhos em Altura (NR – 35)
Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaço Confinado (NR – 33)
Além disso, é muito importante que o profissional instalador tenha o contato de bons fornecedores.
Principalmente para quem não tem experiência, começar fazendo um curso de energia solar dará a aprovação para que o mercado confie em seus serviços.
Além do crédito que irá receber, ter uma certificação permite ganhos mais altos!
Dessa forma, pagar um curso de energia solar, não é um gasto e sim investimento. Para sua carreira e seus conhecimentos.
A Oca Solar Energia, por exemplo, tem o curso de “Instalações de Sistemas Fotovoltaicos, em parceria com o SENAI, de vários locais do Brasil.
Um curso 2 em 1 que permite que você coloque a “mão-na-massa”. Além de simular a instalação do sistema fotovoltaico conectado à rede na prática, você faz a manutenção do sistema. Em algumas unidades há prática também de sistemas autônomos.
2 – Faça uma análise estrutural
Antes de instalar energia solar fotovoltaica em telhados, coberturas ou fachadas, deve – se fazer uma análise estrutural, de forma a garantir a segurança de todos no local.
Muitas pessoas podem confundir, contudo, instalar energia solar em casa/comércio, não prejudicará em nada o telhado. Além disso, trata-se de um processo simples, sem a necessidade de grandes obras ou “quebra-quebra”.
De acordo com o engenheiro civil, Vinicius Campos de Lima, descreve que o tipo de estrutura do telhado, é indiferente. Este, pode ser de madeira, aço, pode ser uma laje de concreto, etc.
“O que mais importa é a estrutura resistir a carga que o sistema fotovoltaico irá gerar, aproximadamente de 12 kg a 15 kg, por m²”, relata.
Seja como for, é necessário que uma equipe capacitada faça a avaliação, para dessa forma fornecer a melhor solução possível.
3 – O Sol
Acima de tudo, antes de instalar os equipamentos, é muito importante estar atento ao local em que sua residência/comércio se encontra.
A duração da incidência da radiação solar pode variar muito de acordo com o local.
Mesmo o Brasil sendo um país com pouca variação de radiação solar em seu território, existem locais em que é mais vantajoso usar a solar.
Nesse sentido, pode-se produzir energia elétrica da forma correta!
4 – Qual a melhor inclinação e orientação do módulo solar?
Para os módulos operarem em seu nível máximo e melhorar ainda mais a captação de energia solar, a inclinação dos painéis é uma questão muito importante.
No caso do Brasil, o módulo solar deve ser instalado de preferência com a face para o norte.
Além da direção, também é super importante pensar na inclinação dos módulos.
É indicado que os sistemas fotovoltaicos tenham uma inclinação igual a latitude.
Acima de tudo, é preciso garantir que a área também esteja livre de objetos que possam causar sombra nos módulos. Prédios, árvores, antenas, caixas d’água, entre outros.
Opte sempre por contratar um profissional/empresa certificado, que consiga fornecer todas essas informações, e tirar suas dúvidas
5 etapas para instalar energia solar fotovoltaica
Veja agora o passo a passo de uma instalação de energia solar!
1 – Segurança
Em primeiro lugar, para fazer uma instalação é desligar o medidor de energia elétrica.
Deve-se seguir também todo o passo a passo para trabalhos em altura. Esse é um dos fatores que garantem a segurança do profissional e evita acidentes.
2 – Base de fixação
Com base no layout desenhado no projeto fotovoltaico e o tipo de telha do local, os “suportes” são aparafusados para colocar a base de fixação do sistema.
3 – Estruturas
As estruturas de fixação são todas pré-fabricadas, de modo geral em alumínio.
Os trilhos são feitos para ter encaixe perfeito nos suportes. Assim, se tem um local adequado para prender os módulos solares.
4 – Módulos
Com os trilhos bem fixos é hora de instalar os módulos em seu devido lugar e conectar o cabeamento para sistemas fotovoltaicos.
5 – Elétrica
Por fim, a parte final de uma instalação é conectar os módulos no inversor solar e instalar o inversor na rede elétrica de sua casa/empresa.