Glauco Diniz Duarte Bh – como funciona painel fotovoltaico
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a placa fotovoltaica é o principal equipamento de um sistema solar fotovoltaico, e disso nós já sabemos. E ela quem recebe os raios solares emitidos pelo sol e a transforma em energia elétrica para o nosso uso. Mas não é somente isso, descubra tudo por trás das placas solares fotovoltaicas.
O que são Placas Fotovoltaicas
Uma placa solar fotovoltaica é uma estrutura composta por diversas estruturas menores e conhecidas como células fotovoltaicas, cada célula possui uma capacidade muito pequena de geração de energia. Sendo assim, é necessário aglomerar várias delas de forma organizada, gerando maior capacidade de aproveitamento energético.
Da união de várias células fotovoltaicas surge o que conhecemos como placa solar ou painel solar, muito visto nos telhados das casas e empresas.
Esses sistemas possuem a capacidade de alimentar uma casa ou empresa e é dimensionado de acordo com o a necessidade de consumo do cliente. Assim, é possível construir um projeto em tamanho adequado para atender as reais necessidades.
A função das placas fotovoltaicas é a de converter a luz do sol em energia elétrica, o que é feito por meio de suas células fotovoltaicas de silício, material condutor de energia.
Como funcionam as Placas Solares Fotovoltaicas
A geração da energia fotovoltaica é realizada por meio de cada célula fotovoltaica que compõe a placa solar. Isso justifica a grande variedade de modelos e potências no mercado, pois quanto maior o número de células em uma placa, maior será a sua capacidade de absorver a luz solar e a transformar em energia.
— O processo que converte a luz do sol em energia elétrica é conhecido como efeito fotovoltaico, descoberto pelo físico francês Edmond Becquerel, em 1839.
O processo de transformação ocorre quando os fótons, que são partículas da luz do sol, atingem a célula fotovoltaica e reagem com o material semicondutor. Ao reagir com o material condutor, ocorre a liberação de energia elétrica.
Uma célula fotovoltaica é fabricada e constituída de forma a possuir duas camadas distintas, uma negativa e outra positiva, possibilitando o processo de geração de energia.
Essas camadas, são colocadas dentro da célula com a negativa na parte de cima e a positiva na parte de baixo e uma fina grade unindo as duas.
Quando os fótons atingem a célula, eles reagem com os átomos de silício e fazem com que os elétrons do lado negativo se desprendem.
Esses elétrons não conseguem passar diretamente para o lado positivo, e o mesmo ocorre do contrário, devido a um campo elétrico que se cria nessa área de junção.
Assim, o único caminho para eles é através da fina grade que une as camadas, o que cria a corrente elétrica que conhecemos como energia solar fotovoltaica.
Por que utilizar Placas Fotovoltaicas?
A resposta é simples! A utilização de placas fotovoltaicas gera economia de energia elétrica e como consequência do valor de sua conta.
Através das regras de geração distribuída criadas pelas Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica em sua Resolução Normativa Nº 482, o consumidor que instalar o sistema em sua casa ou empresa pode conectá-lo à rede elétrica local e passar a fazer parte do sistema de compensação de energia elétrica.
Os sistemas de energia fotovoltaica dependem da luminosidade transmitida pelo sol para gerar energia, porém no período da noite o consumidor precisa utilizar a energia da rede pública.
Felizmente, isso não é um problema, pois com a legislação mencionada acima em vigor, a produção excedente durante o dia é transmitida para a concessionária, gerando créditos na conta de energia e, portanto, permitindo a utilização da rede pública nos períodos em que não houver sol, sem sustos na conta de energia.
Por isso, é muito importante o correto dimensionamento do sistema, de forma que a energia gerada durante o dia, atenda a demanda daquele horário e ainda gere crédito suficiente com a concessionária para utilização no período noturno.
Desta forma, é possível reduzir a conta de energia elétrica em até 95%, restando apenas impostos e tarifas como a de iluminação pública.