Glauco Diniz Duarte Bh – o que é painel solar fotovoltaico
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, um painel solar fotovoltaico é um conjunto de placas ou módulos responsáveis em transformar os raios solares em energia na forma de corrente contínua. O silício cristalino é o principal material usado para a fabricação dos módulos fotovoltaicos. Um painel solar é composto de inúmeros módulos que variam de acordo com a área disponível e a potência desejada
Painel solar fotovoltaico – Módulos Fotovoltaicos
O módulo solar é a peça principal que compõe um sistema de energia solar.
Painel solar fotovoltaico – Célula Fotovoltaica
Um módulo é composto por uma associação de células fotovoltaicas que possuem elétrons e, ao receber os raios do sol, se agitam e criam uma corrente elétrica. Assim, é necessário um conjunto de células fotovoltaicas para que tenham capacidade de gerar potências elétricas elevadas.
Painel solar fotovoltaico – Módulo Policristalino x Monocristalino
No mercado, existem dois tipos de módulos de painel solar fotovoltaico disponíveis: o policristalino e o monocristalino. A diferença principal entre ambos refere á eficiência e o custo. O primeiro possui uma eficiência em torno de 17% e costuma ser mais utilizado em sistemas onde o cliente preza o menor preço. Possuem uma forma retangular; o segundo, as células possuem formas arredondadas e elaboradas a partir de um único cristal de silício. Um rigoroso processo é aplicado na fabricação dos cristais únicos de cada célula. Por ter uma pureza superior e consequentemente uma eficiência maior, são mais caros.
Painel solar fotovoltaico – Limpeza dos módulos
Os módulos do painel solar fotovoltaico são de fácil manutenção necessitando apenas ter limpeza periódica, utilizando apenas detergente neutro e pano úmido, desse modo ficará assegurando uma maior produção de energia para o sistema. Para realizar a limpeza é necessário tomar alguns cuidados para que não ocorra acidente: O procedimento deve ser realizado preferencialmente no final da tarde, usar luvas de borracha e verificar se não há fios soltos ou oxidados.
A garantia da geração de energia das placas é normalmente de 25 anos, oferecida pelo fabricante, enquanto a durabilidade pode chegar até 30 anos.