Glauco Diniz Duarte Bh – qual o melhor painel solar monocristalino ou policristalino
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, o uso da energia solar no Brasil e no mundo tem aumentado de modo contínuo no decorrer dos últimos anos, tanto por causa da procura por fontes alternativas de energia quanto por ser este um dos meios de se economizar na conta mensal paga em eletricidade, principalmente em uma avaliação a posteriori, ou seja, feita depois a longo prazo.
Os sistemas de energia solar progrediram bastante desde que a população começou a investir em sua implantação. Hoje, no mercado, já é possível encontrar mais do que apenas uma alternativa, tratando-se do tipo das placas que devem ser instaladas para reter e transformar os raios solares capturados em energia reutilizável para inúmeros fins, tanto domésticos, quanto empresariais.
Entre as vantagens de se utilizar a energia solar vale destacar a possibilidade de fazer uso de uma energia completamente limpa e que não polui o meio ambiente, a manutenção mínima requerida pelo sistema e os excelentes níveis de armazenamento desses modelos.
Também existem outras vantagens, tais como a vida útil e a durabilidade do sistema e, em regiões mais quentes, a capacidade potencializada de armazenar muita energia podendo, até mesmo, comercializá-la com o estado ou com empresas que queiram dela fazer uso.
A composição desses modelos, tanto off-grid quanto on-grid, ou seja, sem ligação ou com ligação a rede convencional de energia, são bastante simples e facilmente implantados em casas, condomínios, instituições e empresas.
Entre as escolhas a serem feitas durante a decisão sobre qual sistema de energia solar implantar uma das primeiras é a opção pelo modelo de placa solar fotovoltaica. Se esta é a sua dúvida referente ao assunto, entenda nesse artigo quais são as principais diferenças e definições das duas principais do mercado atual: as placas policristalinas e monocristalinas.
Você sabe qual delas escolher? Sabe qual a capacidade e eficiência de cada uma delas e como elas são fabricadas? Veja mais a seguir:
Placas policristalinas e monocristalinas: Qual escolher?
Placas monocristalinas
Primeiramente, vale destacar o que são e como são fabricadas as placas monocristalinas, as originais tratando-se dos mais antigos sistemas solares fotovoltaicos. Como o próprio nome sugere, este tipo de placa utiliza-se exclusivamente de um único cristal de silício, justamente o motivo que leva essas placas a serem bastante uniformes e visivelmente reconhecidas. O grau de pureza das placas monocristalinas é alto e avaliado em mais de 99%, uma vez que não existe mistura ou falta de homogeneidade, já que apenas um cristal de silício é utilizado. Devido a este modo de preparo e constituição é esta também a placa com maior nível de eficiência: Avalia-se que a produtividade elétrica de tais placas varie entre 14 e 21%. Por ser a mais eficiente entre as placas disponíveis no mercado, e também as que mais têm tempo de uso desde a criação dos modelos desses sistemas, as placas monocristalinas são bastante utilizadas e escolhidas. A durabilidade é de 25 a 30 anos e mesmo o valor sendo mais elevado, as placas monocristalinas são excelentes opções principalmente para indústrias, por exemplo, que requerem extrema eficiência cotidiana.
Placas policristalinas
As placas policristalinas, por sua vez, são compostas por mais de um tipo de cristal de silício, não sendo, portanto, homogêneas ou uniformes, mas apresentando diferenças sutis de tons que permitem ao usuário distingui-las das placas monocristalinas. A durabilidade do sistema é a mesma. Estima-se uma vida útil variante de 25 a 30 anos, e vale ressaltar que essas placas são economicamente mais viáveis, uma vez que seu custo de produção é mais baixo devido a estas placas não serem tão puras quanto as anteriormente citadas neste artigo. Assumindo o segundo lugar em eficiência, as placas policristalinas tem capacidade de capturar energia solar na ordem de 13 a 16%, valores que estão abaixo das placas monocristalinas, mas que podem ser suficientes conforme a avaliação custo x benefício do sistema geral. As placas policristalinas são mais novas e estão em destaque no Brasil e no mundo, visto que muitas pessoas e empresas têm optado pela sua compra graças a seu preço economicamente mais viável.