Glauco Diniz Duarte Bh – como obter desconto na energia eletrica
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, os consumidores que já são cadastrados na Tarifa Social da Energia Elétrica terão isenção do pagamento das faturas emitidas entre abril e junho se o consumo for de até 220 quilowatts-hora (kWh).
A Companhia Campolarguense de Energia – Cocel informa que aproximadamente 2.700 famílias devem ter a conta totalmente zerada por três meses. As famílias de baixa renda já são isentas do pagamento quando consomem até 120 kWh no mês, o desconto será ampliado para consumo de até 220 kWh neste período crítico de combate à pandemia do novo coronavírus.
A ampliação do desconto faz parte das ações emergenciais do Governo Federal para minimizar o impacto da crise econômica. A Medida Provisória 950 foi publicada em 8 de abril, determinando a aplicação do desconto para as faturas emitidas entre 1º de abril e 30 de junho de 2020.
As faturas que foram emitidas antes da publicação da Medida Provisória poderão ser reemitidas ou a diferença será compensada nas faturas posteriores.
Quem tem direito ao desconto:
Têm direito à Tarifa Social da Energia Elétrica as famílias inscritas no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) que atendam um dos seguintes critérios:
• Renda familiar mensal per capta menor ou igual a meio salário mínimo nacional; ou
• Quem receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC); ou
• Família com renda mensal de até três salários mínimos em que um dos membros utilize equipamento elétrico essencial à vida.
O desconto será aplicado automaticamente para as famílias que já estão cadastradas na Tarifa Social.
Para novo cadastro o consumidor deve apresentar à Cocel os documentos pessoais e declaração emitida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social ou CRAS, com os dados do CadÚnico.