Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a diferença entre aquecimento solar e energia fotovoltaica é que ambos são sistemas que utilizam energia solar, renovável e natural e é possível ter os dois em casa. Ou seja, a instalação do sistema fotovoltaico não impede que seja instalado o sistema de aquecimento e vice-versa.
O sistema de aquecimento solar é formado por placas solares. Neste caso, não existe transformação, apenas a captação de energia térmica, que provoca o aquecimento para uso em banheiro ou piscina. Além das placas solares, este sistema conta com um reservatório térmico, que tem a função de armazenar a água aquecida, mantendo a sua temperatura.
A energia fotovoltaica também possui as placas solares, mas há alguns pontos relevantes que diferenciam uma da outra. Visualmente elas são semelhantes. Porém, a tecnologia é bem diferente, já que a energia fotovoltaica é composta por um conjunto de células responsáveis por converter a radiação solar em energia elétrica.
Durante o dia, os módulos captam a radiação, convertendo a energia. Quanto mais intensa a insolação, maior será a quantidade de energia captada. Por isso, ao meio-dia, acontece o momento máximo da energia fotovoltaica, já que o Sol está a pino, no alto do céu. Após atravessar o inversor, a energia pode ser utilizada para fazer funcionar qualquer equipamento, como televisão, aparelho de som, geladeira, freezer, máquina de lavar roupa, lâmpadas, ar-condicionado e assim por diante.
Caso a energia produzida não seja completamente consumida, o que sobrar é lançado na rede elétrica, gerando “créditos energéticos”. Assim, com o acúmulo de créditos, você consegue utilizar para abatê-los em uma conta de luz, caso for necessário, em outros momentos.
E a instalação?
A instalação de um sistema de energia fotovoltaica é basicamente elétrica. A parte mecânica é apenas para a fixação dos módulos, seja no telhado ou no chão, dependendo da área disponível. Não é necessário agredir as paredes para realizar a instalação do sistema, isto é, para dar passagem aos cabos. Além da economia com a conta de luz, os gastos com manutenção são muito baixos.
Quanto ao sistema de aquecimento solar, a instalação é hidráulica, por revestimentos e por sistemas que combinam a água quente com a água fria. Caso o imóvel não tenha sido construído para receber o sistema de aquecimento, é preciso realizar obras. Os coletores solares pesam mais do que os módulos fotovoltaicos, pois atuam com água em seu interior. É preciso, ainda, definir um espaço para o reservatório, que tem grandes dimensões.
DUAS SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS
Como a incidência do Sol é um fator preponderante para a geração de energia elétrica e para o aquecimento da água, locais sombreados certamente interferem na eficiência dos módulos e dos coletores. Estas são as diferenças básicas entre o aquecimento solar e a energia fotovoltaica. Cada um tem suas particularidades e se complementam na aplicação de uma solução sustentável em uma mesma edificação.