Glauco Diniz Duarte Bh – porque economizar energia
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, o isolamento em casa, seja na quarentena com a família ou no trabalho de home office, traz uma consequência prática: o aumento no consumo de energia elétrica. Apesar de inevitável, é possível evitar que a conta chegue em um valor muito acima do habitual desde que sejam adotadas algumas atitudes diárias relacionadas tanto à utilização da energia em si quanto ao posicionamento do local de trabalho improvisado.
De acordo com a gerente de relacionamento institucional da Celpe, Érica Ferreira, a primeira dica é privilegiar a ventilação e a iluminação naturais dos cômodos a fim de evitar o uso da lâmpada, ar-condicionado ou ventilador. Mantê-los limpos também otimiza o seu funcionamento de forma que operem sem esforço ou sobrecarga. “Um dos principais maus hábitos das pessoas é deixar o ar em uma temperatura bem baixa para que esfrie mais rápido. Isto consome muito e não traz resultados. Acione no grau 23 e aguarde o tempo necessário, curto, para que haja a refrigeração”, conta.
O notebook, celular e eletrônicos, em geral, serão certamente alguns dos aparelhos mais utilizados e, consequentemente, plugados na tomada para carregar. A orientação é que não sejam utilizados neste momento. Quando totalmente carregados, devem ser desplugados juntamente com a tomada. “Isto porque mesmo sem o aparelho conectado, o carregador consome energia. Além do mais, durante o uso do aparelho carregando, a bateria pode já estar cheia e o usuário nem perceber”, explica.
Outra mudança de hábito necessária diz respeito ao banho. “Quando saímos para o trabalho ou voltamos dele, vamos ao chuveiro muito cedo ou tarde demais. Então, usamos a temperatura mais quente. Em casa em tempo integral, podemos escolher horários em que esteja maior calor para acionar o modo frio. Mesmo aumentando a quantidade de banhos, o que preconiza a OMS, é possível torná-los mais curtos e adaptar horários. Isto porque o chuveiro é um dos aparelhos domésticos que mais consomem energia”, afirma.
Lavar as roupas também pode ser algo feito com planejamento. A frequência ideal é uma vez por semana utilizado a capacidade limite do utensílio. Se precisar lavar em menor quantidade, atentar para ajustar o volume para “baixo”. A mesma instrução vale para quem vai passar roupa: semanalmente, todas de uma vez.
Érica afirma que ainda não há determinação sobre supressão do corte de energia ou adiamento dos vencimentos. “Estamos aguardando orientações quanto a isso da agência reguladora e estamos em constante diálogo com ela”, explica.
Outras dicas diárias para o dia a dia
Retirar o aparelho dos stand-by. A luzinha vermelha indica consumo de energia. Melhor retirar da tomada
Na cozinha, o melhor é posicionar a geladeira do lado extremo ao fogão. O motor deste eletrodoméstico acaba fazendo um esforço cada vez maior se estiver próximo de uma fonte geradora de calor. Maior, portanto, o consumo.
Tente acionar menos aparelhos com resistência como sanduicheiras e air fry, que exigem consumo maior.
A tradicional e velha dica vale mais do que nunca: acendeu, apague; concluiu, desligue.