Glauco Diniz Duarte Bh – porque economizar energia elétrica
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, talvez você não pense em reduzir o consumo de energia e pode até ser que considere o alto valor pago todos os meses como um mal necessário. No entanto, existem alternativas simples que geram uma economia de energia significativa — a mudança de hábitos e o investimento correto fazem a diferença no seu bolso e no meio ambiente.
Fontes energéticas são fundamentais para o bom funcionamento da nossa sociedade, mas, infelizmente, um alto prejuízo ambiental está relacionado à produção de eletricidade utilizando recursos tradicionais. Dessa forma, buscar soluções para reduzir o consumo é uma atitude cidadã e que, ainda por cima, pode alterar significativamente o valor da sua conta de energia. Confira algumas dicas!
Dê preferência às lâmpadas de LED
A nova geração de lâmpadas é realmente muito superior em relação aos modelos anteriores. As incandescentes já não se encontram mais no mercado, devido à sua pouca durabilidade e eficiência, e a tendência é que as de LED continuem substituindo as fluorescentes. São lâmpadas com uma vida útil muito maior e com a menor quantidade de energia gasta por fóton de luz gerada.
A tecnologia LED é mais segura (sem riscos de explosão) e tem menos impacto no meio ambiente (não possui componentes tóxicos) que a lâmpada fluorescente. Seu preço é maior, mas é o tipo de investimento que compensa em todos os aspectos, se pensarmos a médio e a longo prazo.
Aproveite ao máximo a luz do dia
Se você precisa de lâmpadas ligadas durante o dia, é sinal de que o seu ambiente está mal planejado. Janelas são primordiais para a economia de energia. E ainda há outro aspecto importante: a percepção da luz natural influencia o nosso relógio biológico. Ambientes artificialmente iluminados atrapalham a regulação hormonal, dificultam a percepção da passagem do tempo e geram mal estar.
Pequenas modificações estruturais, como janelas altas e que não atrapalhem a utilização de paredes, ou telhas e tijolos translúcidos já fazem toda a diferença. Não faz sentido gastar dinheiro todos os dias com algo que já é de graça!
Prefira geladeiras e freezers com eficiência energética
A refrigeração precisa ser mantida dia e noite e seus custos não são baixos. Os equipamentos antigos gastam muito mais energia para manter as baixas temperaturas e devem ser evitados. Mas não é apenas uma questão de idade: procure eletrodomésticos com o selo de eficiência energética do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).
Também é importante manter aparelhos de refrigeração em temperatura amena, longe do fogão e sem exposição ao sol, além de reduzir o tempo em que a porta fica aberta. Outros eletrodomésticos requerem cuidados diferentes, como o ar-condicionado, que precisa de limpezas periódicas nos filtros e que gasta mais energia se o ambiente não estiver vedado. Leia sempre as instruções de uso.
Opte pela energia solar
Gastar menos energia é uma forma de economizar. Mas existe outra ação com retorno ainda mais significativo: gerar a sua própria energia. Os custos de instalação da paineis fotovoltaicos se pagam em poucos anos, dada a grande redução de gastos com a energia da concessionária.
Além de economizar, você fará a sua parte por um mundo mais sustentável: a matriz solar é completamente renovável — uma das fontes energéticas limpas mais eficazes e sem impactos ambientais negativos.
Evite aparelhos eletrônicos no horário de pico
Entre as 18h e as 21h, o consumo nacional está no auge e as usinas trabalham no máximo da capacidade. A energia gasta nesse período tem uma tarifa mais alta e é preciso ficar atento. Utilize apenas os eletrônicos indispensáveis e procure se programar para realizar atividades como lavar e passar roupas, ou tomar banho aquecido em outros momentos do dia.
A mudança para uma sociedade de consumo mais sustentável é urgente e a energia certamente é um dos pontos centrais dessa questão. Em muitos casos, ficamos dependentes de ações governamentais para resolver problemas ambientais. Na eletricidade, felizmente, já podemos tomar essa decisão por nós mesmos — tanto pela economia de energia quanto pelo seu papel cidadão, faça você também parte da revolução verde!
Ajude outras pessoas a economizarem e se conscientizarem da questão ambiental por trás da geração de energia. Compartilhe este texto nas suas redes sociais!