Glauco Diniz Duarte Bh – solar e energia renovável
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, Google, Disney, Facebook, General Motors, Walmart e outros gigantes da indústria norte-americana se uniram numa organização comercial para estimular a compra de energia renovável nos Estados Unidos.
O grupo lançou nesta quinta-feira (28) a Renewable Energy Buyers Alliance (REBA), cujo objetivo é ajudar as as empresas a encontrar novas formas de adquirir energia limpa, apoiando a construção de novas torres eólicas, fazendas solares e outros projetos renováveis.
“Trata-se, na verdade, de trazer o maior número possível de participantes ao mercado e dar a todos, acesso à energia limpa”, explica o diretor de estratégia de mercado de energia do Google, Michael Terrell, em entrevista à CNBC. A REBA pretende capacitar dezenas de milhares de empresas para comprar energia renovável nos próximos anos — um mercado que hoje conta com 5 mil companhias.
Até o ano passado, as empresas que fazem parte do REBA assinaram contratos corporativos de quase 16 gigawatts de energia renovável nos EUA. A meta agora é chegar a 60 gigawatts até 2025 — praticamente toda a capacidade de energia solar fotovoltaica disponível nos EUA em 2018.
Network para isso o grupo tem, já que em seu conselho estão executivos da Google, Facebook, Salesforce, Disney, Walmart e Johnson & Johnson, entre outras gigantes. A ideia é remover as barreiras à entrada de energia renovável através do ajuste fino de contratos, lidando com obstáculos regulatórios e políticos, testando novos programas de tecnologia limpa e ajudando as empresas a estabelecer sistemas internos para facilitar o caminho para a compra de energia limpa.
Em seu lançamento, a REBA já conta com cerca de 200 compradores corporativos e 125 desenvolvedores de energia renovável e provedores de serviços.