Glauco Diniz Duarte Bh – energia termelétrica é renovavel
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, existem diversas fontes de geração de energia elétrica, sejam elas renováveis ou não renováveis. A forma de geração de energia mais utilizada no mundo é através das termelétricas, mas não são muitas pessoas que conhecem este tipo de geração de energia, pensando nisso resolvemos explicar o que são as usinas termelétricas, como funcionam as termoelétricas, vantagens e desvantagens das usinas termoelétricas e quanto uma usina termoelétrica é capaz de produzir, vamos lá pessoal!
Atualmente a principal forma de produção de energia elétrica no mundo é obtida através das usinas termoelétricas, que constituem cerca de 70% da geração de eletricidade em todo o mundo. As termelétricas são muito utilizadas pelos países desenvolvidos, que acabam gerando muitos debates nas conferências internacionais, em relação aos recursos naturais e o meio ambiente em geral.
Usina termelétrica: O que é?
As usinas termelétricas, que também são chamadas por alguns de usinas térmicas, são instalações industriais responsáveis pela produção de toda e qualquer energia elétrica que obtemos a partir da geração de calor, de forma que este calor seja gerado através da queima de combustíveis fósseis e outras fontes de calor. Podemos citar como outras fontes de calor a fissão nuclear, utilizada nas usinas nucleares.
Usina termelétrica: Como funciona?
O funcionamento das termelétricas é basicamente da seguinte maneira: quando o combustível é queimado, ele aquece um reservatório com água, produzindo vapor com uma pressão muito alta, que é capaz de mover as pás de uma turbina, que por sua vez aciona o gerador. Está é uma explicação básica de como tudo funciona, mas existem vários fatores a serem considerados. pois existe um conjunto de etapas, com recursos diversificados, que juntos formam todo este processo de geração.
Uma das maneiras de aquecer esses reservatórios de água é através da queima dos combustíveis fósseis ou fissão nuclear, os combustíveis mais utilizados são: óleo combustível, óleo diesel, gás natural, urânio enriquecido e o carvão mineral, mas qualquer produto capaz de gerar calor pode ser usado como combustível, desde o bagaço de diversas plantas até restos de madeira.
É importante destacar que as usinas nucleares também são exemplos de geração de energia termoelétrica, porque as reações nucleares são realizadas com o propósito de aquecer a água dos reservatórios e produzir vapor, dessa forma gerando eletricidade.
Usina termelétrica: Utilização no Brasil.
Embora as usinas termelétricas sejam a fonte de geração de eletricidade mais utilizadas mundialmente, no Brasil é completamente ao contrário, pois a sua produção de energia elétrica é predominantemente de usinas hidrelétricas, cerca de 72% como mostra a imagem abaixo:
As termelétricas são utilizadas em alguns casos para abastecer as indústrias e também como fonte alternativa, por exemplo em casos de crise energética ou para complementar a geração das usinas hidrelétricas.
Mesmo diante desses fatos, as termelétricas não chegam a representar nem 19% de todo o fornecimento de energia no país, elas são capazes de produzir cerca 69.796 GWh de 385.890 GWh em uma escala de tempo de um ano. A imagem abaixo mostra a relação de quais as regiões produzem maior quantidade de eletricidade no país, através das termelétricas.
Usina termelétrica: Vantagens.
O carvão mineral é um dos combustíveis mais utilizados nas termelétricas, pois é uma das fontes de geração de calor mais abundantes e que possui custos menores, em comparação aos demais combustíveis. Além disso, as usinas termelétricas ocupam uma área pequena, possuem um nível de produtividade quase duas vezes maior do que as usinas hidrelétricas, e são mais rápidas de serem construídas.
As usinas termelétricas podem ser instaladas em locais próximos às regiões de consumo, reduzindo o custo com torres e linhas de transmissão e perdas durante a transmissão da eletricidade, sendo também uma excelente alternativa para países que não dispõem de outras fontes de energia.
Usina termelétrica: Desvantagens.
As fontes de energia utilizadas pelas termelétricas não são renováveis, o que acaba gerando muita preocupação em relação a disponibilidade desses recursos na natureza a médio e longo prazo, além disso ocorre emissão de muitos poluentes durante a produção de eletricidade nas termelétricas, a queima do combustível fóssil acaba emitindo toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera, além dos lixos radioativos que são gerados pelas usinas nucleares.
Outro fator que deve ser levado em consideração a respeito das usinas termelétricas é sobre o alto consumo de água, que é utilizada tanto para a geração de calor quanto para alimentar o sistema de refrigeração das turbinas.
Mais uma das desvantagens das termelétricas é o preço final que chega para os consumidores, pois são valores maiores, se comparados outras fontes de geração de eletricidade, como as hidrelétricas por exemplo.