Glauco Diniz Duarte Bh – são fontes de energia renovavel
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a energia limpa diz respeito às fontes enérgicas naturais, inesgotáveis e que poluem menos o meio ambiente, uma vez que não emitem gases como o dióxido de carbono CO², um dos grandes vilões do efeito estufa e do aquecimento global.
Tais fontes são extremamente indicadas e podem, inclusive, ser instaladas em qualquer residência. A longo prazo, os benefícios são muitos e vão muito além de diminuir as fontes de poluição. Um deles é referente à economia, já que o indivíduo não precisará se preocupar com as altas taxas de contas de luz.
Pensando nisso, criamos um artigo com as principais fontes de energia limpa e que podem, facilmente, ser instaladas na sua casa. Quer saber quais são elas? Acompanhe o post e descubra!
ENERGIA SOLAR, A PRINCIPAL FONTE DE ENERGIA LIMPA
Quando o assunto é energia limpa, automaticamente lembramos da energia solar. Por meio dos raios do sol, todos os dias o planeta consegue receber uma grande quantidade de energia, que pode ser aproveitada em equipamentos específicos, como os chamados painéis fotovoltaicos.
Essas placas devem ser instaladas em locais estratégicos, geralmente no topo das casas, e voltadas para a direção Norte. Depois de captada, a energia pode ser utilizada dentro das residências para produzir mais eletricidade.
Entre as vantagens de apostar nessa ideia podemos destacar que a energia solar possui baixíssimo impacto ambiental, a manutenção dos equipamentos é mínima e, ainda, promove uma boa valorização do imóvel. Vale a pena experimentar!
BIOMASSA
Outra fonte de energia limpa e renovável é a biomassa. Nesse procedimento, são utilizadas fontes naturais capazes de serem transformadas em combustível. Exemplos disso são os restos de estrume de gado, de madeira, o óleo vegetal e, inclusive, o lixo produzido nas cidades.
Em sua composição, a biomassa apresenta elementos como o oxigênio, carbono, nitrogênio, hidrogênio e o enxofre. São inúmeros biocombustíveis que podem ser criados a partir desses materiais — e o biodiesel é um deles.
Produzido a partir de óleos vegetais ou gorduras de animais, ele ajuda a minimizar a emissão de CO² na atmosfera, diminuindo o aquecimento global e o efeito estufa.
Já no Brasil, um componente bastante utilizado é o etanol, produzido a partir da cana-de-açúcar e que serve como combustível em automóveis.
EÓLICA
Uma das energias limpas mais conhecidas é a eólica, que tem o vento como matéria-prima. O vento é captado por meio de turbinas exclusivas — as eólias. Para utilizá-las é preciso fazer uma profunda análise sobre a velocidade, intensidade e frequência dos ventos na região, já que o seu rendimento e eficiência dependerão desses fatores.
Quando bem implantada, a energia eólica proporciona inúmeros benefícios. O primeiro deles diz respeito ao impacto ambiental, que é quase zero. Depois, está o seu custo para gerar eletricidade, que também é mínimo.
Para as residências, as turbinas são substituídas por microgeradores. Quando o vento da região está forte, as suas pás se movimentam e ativam o motor, convertendo a energia cinética em mecânica.
Esses equipamentos devem ser instalados no topo das construções e longe de árvores ou demais obstáculos. A energia gerada pode chegar a uma potência de até 100 KW.
BIOGÁS
O biogás é uma mistura de gases também produzida a partir da biomassa. Esse componente é obtido por meio da decomposição de materiais orgânicos. Entre os gases que fazem parte desta composição estão o metano, o carbônico e o sulfídrico.
Tal processo costuma acontecer de forma natural em locais submersos e sem qualquer contato com o oxigênio, como os aterros sanitários, pântanos ou usinas de biogás. Versátil, o biogás pode ser utilizado de várias maneiras, seja como combustível ou na geração de energia elétrica por meio de geradores.
Recentemente, algumas empresas estão desenvolvendo equipamentos capazes de transformar os restos de alimentos nessa fonte de energia. E o melhor? São produtos para uso residencial e que conseguem substituir a eletricidade e o gás natural.