Glauco Diniz Duarte Bh – o que energia nao renovavel
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, energia não-renovável é a designação dada a um recurso energético que, depois de utilizado, não pode ser regenerado pelo ser humano ou pela natureza em um prazo útil.
Os combustíveis fósseis como o petróleo, carvão e gás natural são exemplos de energia não-renovável, porque um dia se esgotarão. De igual forma, a energia nuclear (urânio) também é um tipo de energia não renovável. O urânio produz uma energia mais eficaz e mais barata que os combustíveis fósseis, no entanto, o seu manuseio é mais complicado, e os dejetos resultantes da sua utilização representam uma maior ameaça para o ser humano.
No panorama atual das fontes de energia, as energias não-renováveis são as mais utilizadas. Uma outra característica deste tipo de energia é o seu potencial para poluição do meio ambiente, pois a sua utilização resulta na libertação de dióxido de carbono, e outros gases tóxicos como o óxido de azoto, de enxofre e hidrocarbonetos. Esses gases são responsáveis pela ocorrência de chuvas ácidas que poluem solos e água. O dióxido de carbono lançado na atmosfera, uma consequência da utilização dos recursos não-renováveis, é um dos principais causadores do efeito de estufa, um dos graves problemas ambientais dos dias de hoje.
Vantagens e desvantagens
Energias não-renováveis apresentam vantagens e desvantagens, sendo que existem mais desvantagens do que vantagens.
Desvantagens:
são muito poluidoras (por esse motivo são consideradas um tipo de energia suja);
se esgotam rapidamente;
têm uma limitação em termos espaciais, tendo origem em locais específicos da Terra;
os custos de extração, tratamento e transporte são muito elevados;
em muitos casos, só há rentabilidade quando as reservas são de grande tamanho;