Glauco Diniz Duarte Bh – como e feita placa fotovoltaica
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, o custo de manutenção de painel fotovoltaico é praticamente zero, aproximadamente 0,5% ao ano do valor inicial do sistema. Essa é uma das vantagens de produzir a sua energia – de forma limpa e renovável. Por meio da transformação da luz do sol em energia elétrica.
Os painéis solares, como publicamos em outro post deste blog, são produzidos para durar, em alguns casos, mais de 40 anos. Em razão do alto grau de qualidade dos produtos, esses equipamentos necessitam de pouquíssima intervenção ao longo do tempo.
Uma forma eficaz de verificar se o seu painel fotovoltaico necessita de limpeza é acompanhar o desempenho do mesmo através do sistema de monitoramento. Para evitar gastos com procedimentos corretivos o usuário deve estar atento a possíveis mudanças no desempenho do sistema. Em caso de dúvida, entre em contato com a empresa responsável pela sua instalação.
Manutenção de painel fotovoltaico
A manutenção dos painéis pode ser feita, em média, duas vezes por ano. Limita-se a uma limpeza das placas (quando for necessário) com água e uma esponja não abrasiva. A frequência de limpeza irá depender do nível de poeira, de poluição, da quantidade de árvores, da presença de pássaros, da presença de insetos, da ocorrência de chuvas.
Quando estamos falando de poeiras e sujeiras mais leves ou pouco aderentes, na maioria dos casos, a própria chuva realiza a limpeza. Para isso, é necessário que os painéis estejam dispostos com uma inclinação de aproximadamente 10 graus. Inclinações inferiores a 10 graus dificultam a autolimpeza realizada pelas chuvas.
Já quando falamos de sujeiras mais aderentes, como por exemplo, fezes de pássaros e poluição, se faz necessária uma limpeza mais profunda. O indicado é utilizar água com detergente neutro. E com o auxílio de uma esponja ou pano, não abrasivos, remover a sujeira. A sujeira nuca deve ser raspada ou friccionada a seco, pois isto pode criar micro arranhões na superfície do vidro. Como consequência uma possível queda na performance do sistema e da vida útil do painel.
Além da limpeza dos módulos, é realizada uma verificação das conexões elétricas e da situação de operação dos dispositivos de segurança do sistema.
Mas, claro, nem sempre podemos contar com a ajuda de São Pedro. Então, caso fique muito tempo sem chover e você observar que a placa está nitidamente suja, então o ideal é passar um pano nos painéis, para não diminuir o desempenho do sistema.
Você mesmo pode fazer a sua manutenção, sem custos, desde que respeitadas as normas de segurança, orientações de manuseio dos fabricantes dos módulos fotovoltaicos e de seu instalador. Recomendamos que a manutenção seja conduzida por pessoal qualificado e treinado para a atividade.