Glauco Diniz Duarte Bh – como funciona energia solar residencial
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, com o crescente avanço da tecnologia solar no Brasil, muitas pessoas já entendem que a energia solar é capaz de gerar eletricidade. É bem provável que você já tenha visto a iniciativa em algumas empresas ou indústrias. No entanto, ainda resta entender a energia solar residencial como funciona?
Primeiramente, é necessário esclarecer que casas, prédios, condomínios e até mesmo comércio e indústrias podem contar com esse sistema. A falta de conhecimento é um dos principais fatores que ainda impedem a expansão da utilização do sistema de geração fotovoltaica no Brasil.
Assim, o primeiro passo para entender como instalar a energia solar em sua casa é fazer um estudo técnico. Na prática, isso inclui contar com a experiência de empresas especializadas para entender a demanda energética de sua casa. Depois disso será possível entender qual será a quantidade de placas solares necessárias para atender a demanda de energia.
A ENERGIA SOLAR RESIDENCIAL COMO FUNCIONA
Para produzir energia com eficiência, utilizando ao máximo o potencial dos equipamentos, a posição ideal no Brasil para a instalação deve ser voltada para o Norte. Em relação ao ângulo de inclinação, o ideal é que ele seja igual à latitude.
Em Juiz de Fora – MG, onde está localizada nossa sede, por exemplo, a latitude é 21o, o que representa o melhor ângulo de inclinação para a instalação do painel solar.
Mas e se meu imóvel não tiver condições de atender perfeitamente esses requisitos? Não se preocupe. Nesse sentido, a perda de produção é muito pequena para os resultados finais. O importante é que os painéis recebam a maior incidência de raios solares possíveis durante o dia.
As perdas nos telhados com face voltada para o Nordeste ou Noroeste giram em torno de 3% a 8%. O que recomendamos é que os painéis não sejam instalados voltados para o Sul.
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Gerando a eletricidade
Atuando com dispositivos semicondutores, a tecnologia solar fotovoltaica capta a luz do sol e a transforma em energia, gerando uma corrente elétrica capaz de circular em um circuito externo. Para isso, é usado um inversor que adequa essa energia gerada às características da rede elétrica que utilizamos.
Mitos e dúvidas
O painel solar funciona na chuva? Sim! Na verdade, o que ocorre é que a geração de energia solar possui um pico de produção, que ocorre quando o sol está em maior atividade, geralmente, entre às 10h e 15h. Por isso, independente do tempo chuvoso, os raios solares continuam chegando à Terra, o que acontece é que a geração é bem menos intensa do que em um dia ensolarado de verão.
A energia gerada pode ligar minha geladeira, computador e televisão? Sim. Na realidade, a energia gerada é adequada para nosso consumo por meio do inversor, como explicamos anteriormente, podendo ligar qualquer aparelho normalmente.
Na instalação, procure trabalhar com uma empresa especializada, direcionadas pela satisfação do cliente.