Glauco Diniz Duarte Bh – porque a energia solar não é muito utilizada no brasil
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, todos os sistemas de geração de energia solar têm em seu descritivo as especificidades necessárias, informadas pelo seu fabricante, para as condições ideais de laboratório. Esses sistemas passam por testes que contam com um simulador solar e com a chamada “potência-pico individual”, que será um pouco diferente entre cada modelo. Trata-se da variância.
Dessa maneira, os fabricantes indicam qual é a tolerância e incompatibilidade elétrica de potência nos datasheets, sendo que é normal existir uma “tolerância de potência negativa”, por exemplo, de -3%/+3%. Isso também vale tanto para a tensão como para a corrente nominal.
Sendo assim, podemos constatar que as características elétricas podem variar entre unidades, considerando sua associação ou não a módulos de energia fotovoltaica de diferentes níveis de tensão, corrente e potência.
Existe um “nivelamento por baixo”, com os níveis de tensão e corrente das placas fotovoltaicas, ou do conjunto de módulos, sendo “puxadas para baixo” pelos componentes de menor potência.
Até mesmo com a utilização de equipamentos exatamente iguais e de excelente qualidade, é uma prática usual a consideração de um certo valor de perda, denominado internacionalmente pelo termo da língua inglesa “mismatching losses”.
SUJEIRA NOS PAINÉIS
O uso de painéis solares tem muitas vantagens, e uma delas é justamente o seu custo de manutenção. O valor para manter seu sistema fotovoltaico funcionando perfeitamente é, aproximadamente, 0,5% do valor do investimento inicial. Ou seja, praticamente zero!
Isso significa que você, além de produzir a sua energia de uma maneira limpa e renovável, transformando a luz do sol em energia elétrica, não faz só o bem para o meio ambiente, mas também para o seu bolso. Afinal, a economia é grande!
Caso você respeite as normas de segurança e também as orientações para manuseio das placas indicadas pelo fabricante, existe a possibilidade de você mesmo realizar a manutenção do painel solar.
Porém, o mais indicado é que você deixe esse serviço ser feito por profissionais devidamente qualificados e especializados, já que essa contratação não será cara.
É importante que você conheça os riscos envolvidos quando há negligência em manter a manutenção do painel solar em dia. Para isso, vamos abordar os 3 tipos diferentes de manutenção que fazem parte da conservação das placas solares:
manutenção preventiva: realizar a manutenção preventiva significa, simplesmente, manter seus painéis solares sempre limpos. A vantagem dessa limpeza periódica é a redução do risco de avarias no sistema de energia solar.
manutenção preditiva: já a manutenção preditiva das placas de energia solar representa a realização de inspeções visuais periódicas, com o objetivo de constatar possíveis arranhões, manchas, rachaduras ou indícios de quebra. Essa manutenção também inclui o acompanhamento dos índices de produção da energia solar, para saber se o sistema está funcionando corretamente.
manutenção corretiva: esse tipo de manutenção deve ser feito quando, depois da limpeza das placas, for identificado baixo rendimento do sistema. Neste caso, recomendamos que você entre em contato com a assistência técnica especializada para que um diagnóstico profissional e reparo técnico do sistema seja feito.
Vivemos em um país de dimensões continentais. Portanto, o tempo para que a manutenção seja feita varia de acordo com a região onde as placas estão instaladas. Em regras gerais, a limpeza das placas pode ser feita uma vez ao ano.
Porém, se o imóvel está localizado em lugares onde chove pouco, o indicado é que eles sejam limpos a cada 6 meses. Para você saber qual a periodicidade ideal para o seu sistema de energia solar, basta olhar os painéis e ver se eles têm muita sujeira ou não.
Lembre-se que a sujeira nos painéis faz com que a produção de energia caia. Para você ter uma ideia, essa diminuição de energia pode atingir mais de 20%.
Esse conteúdo exclusivo foi desenvolvido para deixar você por dentro de todos os fatores que influenciam a quantidade de energia solar gerada por meio de um sistema fotovoltaico. Com essa leitura, você pode entender que a sombra pode danificar as placas desse tipo de sistema e também ficou sabendo que a irradiância sobre os módulos impactam diretamente na capacidade de geração de energia.
Um sistema de geração de energia solar também precisa ser instalado no local e inclinação corretos, de modo a evitar o sombreamento e aproveitar todo o potencial da luz solar para produzir esse tipo de energia. E não se esqueça de realizar a manutenção correta, para que as placas funcionem como o esperado.