Glauco Diniz Duarte Bh – porque a energia solar é pouco difundida no brasil
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a energia solar é obtida através de fontes naturalmente reabastecidas, como chuva, vento, marés e o sol. A energia solar, por exemplo, vêm ganhando muito espaço no Brasil.
Muitas pessoas já viram coletores solares térmicos em casas e prédios nas cidades e até mesmo no campo, porém, há uma outra maneira de usar a força do sol a seu favor: a energia fotovoltaica.
A energia solar térmica e a fotovoltaica usam o sol como sua fonte, porém, existem algumas diferenças importantes entre elas. Para saber mais, é só continuar a leitura!
Aproveitando a energia solar
A energia proveniente do sol é considerada uma forma sustentável e renovável de gerar energia, não causando danos na natureza. Além disso, por ser proveniente do sol, ela tem um grande aproveitamento energético, principalmente em um país como o Brasil, com dias majoritariamente longos e ensolarados.
Toda essa inovação gera uma relação custo x benefício muito atrativa! Aproveitando a energia solar para sistemas fotovoltaicos, você é capaz de economizar até 95% nos gastos da conta de luz. Tudo isso sem prejudicar o meio ambiente.
E também não existem muitas preocupações em relação amanutenção. Os sistemas de captação de luz expostos nos telhados de residências e empresas são muito resistentes, tendo uma longa vida útil.
Tipos de energia solar
A energia solar também pode ser aproveitada por meio de diferentes sistemas, como a energia solar térmica e a fotovoltaica. Cada uma têm o seu próprio objetivo, apresentando diferentes vantagens.
Energia solar térmica
Esse tipo de energia solar já é muito difundido no Brasil. Ela transforma o calor do sol em energia térmica, utilizada para aquecer água e outros fluidos.
O sistema é composto por coletores solares, os famosos painéis que ficam no telhado, e um reservatório térmico que armazena a água aquecida até o momento em que ela será consumida.
Energia solar fotovoltaica
Com esta tecnologia, a energia solar é convertida em energia elétrica. Isso é feito através de células fotovoltaicas presentes em módulos painéis solares posicionados estrategicamente nos telhados. Neste sistema, também são utilizados equipamentos elétricos (cabos e inversores de tensão) para fazer a conversão de energia.
Essa tecnologia pode ser utilizada tanto na substituição da energia elétrica convencional, quanto para servir de fonte complementar. Sua utilização não está restrita a residências, podendo também ser aplicada em comércios e indústrias.
Diferente da energia solar térmica, a fotovoltaica ainda não é tão conhecida no país e muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre ela. Porém, nos últimos 40 anos, essa tecnologia vem se popularizando em todo mundo. E com os incentivos criados pelo governo nos últimos anos, como o Sistema de Compensação de Energia, as tecnologias fotovoltaicas estão se espalhando também pelo Brasil.
Energia solar térmica x Energia solar fotovoltaica
Como podemos ver, a escolha entre os dois tipos de energia varia de acordo com o objetivo do cliente.
Enquanto a energia solar térmica é utilizada apenas para o aquecimento de fluidos, principalmente água, os sistemas fotovoltaicos geramenergia elétrica. Em muitos casos, é possível conciliar o uso das duas tecnologias, caso o cliente opte por essa escolha em sua residência.
Em termos de materiais e estrutura, o painel solar fotovoltaicoexige umaparte maior do telhado da residência ou da organização, pois precisa de mais placas solares em relação ao sistema solar térmico.
E não podemos nos esquecer de falar sobre valores. O custo de investimento costuma ser mais alto no caso da energia solar fotovoltaica em relação ao sistema solar térmico. Porém, o sistema fotovoltaico gera uma maior economia e o investimento costuma se pagar em pouco tempo, com a economia e os descontos na conta de luz.
Vantagens da energia solar fotovoltaica
As tecnologias de energia solar estão cada vez mais acessíveis, ao mesmo tempo em que as despesas energéticas estão subindo no Brasil. Por isso, muitas pessoas acabam optando pela instalação de sistemas fotovoltaicos.
E mesmo tendo um custo mais elevado de instalação, a energia solar fotovoltaica ainda assim apresenta diversos benefícios e vantagens, chegando a reduzir de forma significativa os gastos na conta de luz.
De acordo com a resolução REN 482/2012, esse sistema funciona da seguinte forma: nos meses em que a tecnologia fotovoltaica gerar mais energia do que o que é consumido, o proprietário da residência ou organização receberá créditos de energia. Eles são válidos por 60 meses (cinco anos) que podem ser descontados na conta do consumidor.
Percebemos aqui que a energia solar térmica e fotovoltaica são bastante diferentes e cada uma possui seu próprio objetivo e função.
Enquanto a energia solar térmica se destina ao aquecimento de fluidos, a fotovoltaica gera energia elétrica, ambas tendo o sol como fonte primária.
As duas formas de energia possuem grande eficiência energética, são consideradas limpas, sustentáveis e econômicas! Considerando todos esses aspectos, optar pela energia solar se mostra uma escolha inteligente e consciente, repleta de vantagens!