Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
GLAUCO DINIZ DUARTE

GLAUCO DINIZ DUARTE Resistência

GLAUCO DINIZ DUARTE  Resistência
GLAUCO DINIZ DUARTE Resistência

GLAUCO DINIZ DUARTE  Com inovação, madeira pode ter mesma resistência que concreto

A inovação na indústria da madeira trouxe a possibilidade de que uma peça de pinus tratada possa ter a mesma resistência que uma viga de concreto. Embora isso não seja novidade na Europa, no Brasil essa e outras inovações ainda estão chegando. É o que explica o gerente da unidade do Senai em Arapongas, Nilson Violato. “A inovação está no tratamento dado à madeira”, diz. O exemplo dado pelo gerente da unidade, onde está instalado o Instituto Senai de Tecnologia em Madeira e Mobiliário, é um dos caminhos que a indústria da área pode seguir para oferecer produtos diferenciados no mercado.

O diferencial entre a madeira mais resistente e a viga de concreto, segundo Violato, é a durabilidade maior, por ser um produto natural. Para chegar a esse ponto de resistência e durabilidade, segundo ele, o material passa por um preparo em que são adicionados alguns produtos, como fungicidas e anti-cupins.

 

Investimento

Essa e outras formas de inovar no setor passam pela necessidade de se encontrar produtos com maior valor agregado. E para chegar a esses produtos é preciso mais atenção e investimento em novas tecnologias. “Primeiro é necessário saber em que o empresário quer aplicar a madeira, e depois, encontrar uma solução inovadora”, explica.

A partir da ideia que o industrial tem, o Senai no Paraná, com seus institutos de tecnologia e inovação, podem mostrar o caminho e tornar concreta a intenção. “Os institutos podem dar a solução na área de sustentabilidade ambiental, química e na área física, aplicada”, afirma Violato. O gerente acrescenta que os institutos de Madeira e Mobiliário, Papel e Celulose e Meio Ambiente podem trabalhar em conjunto para tornar real a ideia do industrial.

Para o diretor da Agência de Desenvolvimento da Cadeia de Madeira do Médio Rio Tibagi, em Telêmaco Borba, Manoel Francisco Moreira, o investimento da indústria na inovação e do estado na educação (com os estudos nas universidades) são os dois passos importantes para a indústria de madeira no Brasil. “A inovação nos mantém mais competitivos”, acrescenta. A agência tem trabalhado em conjunto com o Senai no Paraná para buscar alternativas nesse ramo industrial.

O Senai e a Agência de Desenvolvimento da Cadeia de Madeira do Médio Rio Tibagi participaram da ExpoMadeira, evento que ocorreu em Curitiba entre os dias 9 e 11 de março. Durante o evento, ocorreu o lançamento de um livro sobre a utilização de pinus na indústria de madeira. A obra “Qualidade e processo produtivo da madeira para utilização em mobiliário” é coordenada pelo professor Jorge Daniel de Melo Moura, da Universidade Estadual de Londrina. O Senai no Paraná é um dos parceiros da obra.

 

GLAUCO DINIZ DUARTE  Resistência
GLAUCO DINIZ DUARTE Resistência
GDE - energias renováveis - solar e eólica
GDE – energias renováveis – solar e eólica
Turbo Brasil Comércio e remanufatura de sistemas de injeção diesel
Turbo Brasil Comércio e remanufatura de sistemas de injeção diesel
TBIC Incorporações e Construções
TBIC Incorporações e Construções
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Energia Solar Fotovoltaica BH - GDE Solar
Energia Solar Fotovoltaica BH – GDE Solar
Search Engine Optimization - Seo Muniz
Search Engine Optimization – Seo Muniz
SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts