GLAUCO DINIZ DUARTE Casa ecoeficiente é espaço de inovações e tendências em construção para estudantes
Estudantes, alunos de cursos técnicos, especializações e universidades de áreas relacionadas à construção civil, indústria, química, entre outras, têm na CasaE um rico espaço para conhecer propostas inovadoras e soluções sustentáveis aplicadas na prática, em uma área de 400m2.
A casa de ecoeficiência, construída pela BASF – associado da Aberje – e cerca de 30 parceiros, propõe formas de reduzir o consumo de água e energia, garantir conforto térmico e acústico, e aumentar a produtividade e durabilidade das construções. No local também está em exposição a Casa Econômica, que apresenta uma proposta de industrialização de moradias, com redução de custos e de resíduos, aumento na produtividade e maior eficiência energética. “A visita foi fantástica, já tinha ouvido de outros professores, porém a experiência de imersão é além do esperado. Os alunos também adoraram e espero ter a oportunidade de levar outras turmas nos próximos semestres”, considera o Prof. Ms. Marcus Vinicius Pereira, da disciplina de Sustentabilidade Ambiental e Ecodesign, da Universidade Anhembi Morumbi, que levou cerca de 40 alunos para ver o projeto.
“A visita à CasaE foi uma experiência incrível para todos nós, até mesmo para o professor que nos acompanhou, especialista na área química de materiais. Nos impressionamos com as inovações propostas para o mercado. O modelo da visita também gerou uma admiração pois nunca vimos uma apresentação totalmente conectada com a tecnologia e rica em detalhes, gerando uma integração das disciplinas dadas em sala de aula com o conteúdo assimilado no local”, observa Sabrina Siqueira, diretora de Marketing da Principia Jr. Empresa Júnior de Química e Química Industrial, organizada por alunos da Universidade Federal de São Paulo(UNIFESP). “Além disso, não escondemos o desejo de morar na Casa Econômica”, brinca a universitária. Um grupo da instituição de ensino superior, INSPER, também fez a visita no mês de abril.
Na visitação, que conta com interação digital, é possível percorrer os espaços de forma autônoma e interativa, visualizando o mapa e as informações sobre soluções em smartphones, inclusive contando com a ajuda da exclusiva assistente cognitiva com base em Inteligência Artificial, a BECA (BASF Ecoeficiency Cognitive Ability). As explicações incluem vídeos de tecnologias 3D e realidade aumentada, apresentando soluções de forma dinâmica. Há também um espaço sensorial para aguçar os cinco sentidos dos visitantes.
No mês de maio houve a visita de 40 alunos da turma de Tecnologia da Construção e Sustentabilidade do Centro Universitário Tereza D’Ávila (UNIFATEA), de Lorena, 20 alunos da disciplina Exigências de Energia na Construção e Eficiência Energética em Prédios do Instituto Superior de Inovação e Tecnologia (ISITEC) em conjunto com a Câmara Brasil-Alemanha, além de 30 alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP-SP), engrossando a lista de estudantes que passaram pela experiência no espaço.
A CasaE já recebeu cerca de 16 mil visitantes desde 2013. Para conhecer gratuitamente, basta fazer a inscrição pelo site da BASF www.casae.basf.com.br ou por e-mail casae@basf.com.