GLAUCO DINIZ DUARTE 5 tendências para construção de casas em 2018
Mais do que questão de estilo ou moda, as tendências ajudam a identificar quais materiais e soluções estão sendo bastante utilizadas e de que forma podem inspirar a construção de sua casa.
Por isso é importante ficar atento ao o que está em alta, mas sem esquecer as suas necessidades e preferências. Além de serem necessárias adaptações específicas relacionadas à cidade, clima e terreno.
Tendências para construção de casas em 2018: de fachadas modernas a preocupação com a natureza, confira as apostas
#1 Soluções ecológicas
A preocupação com o meio ambiente é cada vez maior e se evidenciam nas mudanças para um consumo mais consciente e nas chamadas atitudes eco-friendly (ambientalmente amigáveis).
Dessa forma, soluções ecologicamente corretas em moradias têm se mostrado como uma das principais tendências para a construção de casas em 2018.
Essas mudanças podem ser observadas, por exemplo, no aumento do número de casas que produzem a própria energia. O que é realizado a partir de placas fotovoltaicas que transformam a energia solar em elétrica. Normalmente, produzindo 90% do consumo elétrico em uma residência.
Outro destaque é o uso de coletor de água da chuva, que, como o nome indica, reaproveita a água proveniente da chuva para uso doméstico. O que traz uma grande economia de custos com água e ajuda o meio ambiente.
Essa mudança de consciência também está presente na escolha de quem irá construir a casa. Isso porque a forma como a sua moradia será construída pode ser ecologicamente mais sustentável ou não. Tendo maior ou menor impacto sobre o meio ambiente.
Se você tiver alguma dúvida sobre o assunto, pode entrar em contato com a Favaretto, construtora de Florianópolis que possui uma série de soluções eco-friendly para sua casa.
#2 Uso de pergolados
Os pergolados são uma das tendências para construção de casas em 2018. Versáteis, podendo ser de diferentes materiais, os pergolados proporcionam charme à área externa e proteção contra as intempéries do clima.
O tipo mais utilizado é o pergolado de madeira, que pode ser colocado em jardins, hall de entrada, garagem e área externa com churrasqueira e piscina. Muitos projetos de pergolados de madeira são vazados, mas outros possuem vidro em cima ou são cobertos por plantas.
#3 Fachadas modernas
Se você quer ter uma fachada moderna para a sua casa, dê preferência às linhas retas e sem telhados aparentes. Essa é uma das tendências para a construção de casas em 2018.
Com um estilo mais minimalista, esse tipo de fachada busca sofisticação em acabamentos simples e neutros. Exemplos disso são as pinturas em branco ou cores claras, assim como uso de vidro e/ou madeira. Além disso, no interior da casa, projetos modernos valorizam a integração entre os ambientes.
#4 Iluminação natural na casa e ventilação
Proporcionar maior conforto é uma busca constante na arquitetura e design de interiores, não sendo diferente em 2018. Entre as tendências para esse ano, está a maior atenção para que as casas estejam adequadas ao clima do local e aproveitem a luz natural.
Outro objetivo é que a moradia seja mais ventilada e proporcione maior conforto. Por exemplo, isso pode ser garantido a partir de casas com o pé direito mais alto.
Exemplo disso é a casa construída pela Favaretto em Canasvieiras. Possui iluminação natural durante todos os horários do dia. Além de ampla área de ventilação, possibilitando maior conforto térmico e economia nos gastos com energia.
#5 Automação residencial
Automação residencial, como o próprio nome indica, automatiza algumas tarefas habituais que antes ficavam apenas na responsabilidade dos moradores da casa. Essa tecnologia gera maior conforto, segurança e praticidade para o dia a dia sendo outro destaque entre as tendências para a construção de casas em 2018.
Um sistema de automação permite que vários itens possam ser usados de forma inteligente em diferentes ambientes da casa. É possível, assim, controlar desde o sistema de irrigação e iluminação, até o controle de segurança. Saiba mais sobre o conceito de casas inteligentes.