GLAUCO DINIZ DUARTE – Construção modelo de moradia social é apresentada em Londrina
A UniFil apresenta nesta quarta-feira (12) um modelo piloto de moradia compacta projetada e construída por alunos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, com novas tecnologias e práticas sustentáveis. A intenção é disponibilizar a técnica aos interessados na produção em escala de habitações populares de Londrina.
A casa é resultado de pesquisa e prática dos integrantes do Projeto Edificar – Arquitetando Sonhos. Em anos anteriores, alunos da UniFil arrecadaram materiais e construíram cinco novas moradias para famílias que viviam em barracos no Jardim Monte Cristo, região leste da cidade. Neste ano, o trabalho científico e de extensão concentrou-se em desenvolver proposta inovadora de habitação.
O protótipo, de 21 metros quadrados, foi erguido em Light Steel Frame – um sistema que usa aço galvanizado. O revestimento externo e interno tem chapas de OSB (tiras de madeira), placas de cimentos e gesso acartonado. A cobertura recebeu telhas single.
A professora Adriana Macedo Patriota Faganello, dos cursos de Engenharia e Arquitetura, coordenou o projeto que ganhou novo enfoque. “Passamos da construção de unidades isoladas para estudo e desenvolvimento de tecnologia que pode beneficiar um número maior de famílias. O objetivo é reduzir custos na escolha de materiais e técnicas eficazes. O modelo está pronto, fica como contribuição da UniFil para avaliação e aperfeiçoamento em programas sociais de habitação”, destaca.
Os alunos também desenvolveram práticas sustentáveis e de tecnologia social para aplicação das casas, como aproveitamento de água da chuva, calçamento com material reciclável e utilização de garrafas pet para aquecimento solar. “O projeto ganha essa nova formatação, de pesquisar e criar técnicas que possam ser levadas para a comunidade em projetos de maior alcance”, reforça a coordenadora do curso de Engenharia Civil, Carolina Alves do Nascimento Alvim.
Iniciativa Premiada- O projeto Edificar – Arquitetando Sonhos foi criado pela UniFil em 2008, com objetivo de construir habitação de interesse social para famílias de baixo poder aquisitivo. Nas cinco casas do Monte Cristo, os estudantes fizeram o projeto, conseguiram doações de materiais e executaram toda a obra. Com isso, beneficiaram famílias com segurança e conforto em suas novas moradias.
A iniciativa de professores e alunos conquistou duas premiações. Em 2012, recebeu a certificação Selo ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) em reconhecimento ao trabalho de contribuição pela melhoria da qualidade de vida. Em 2013, classificou-se entre os cinco finalistas no Prêmio Bom Exemplo da Fundação Dom Cabral, escolhido como melhor ação solidária de Londrina e região na categoria Educação.