GLAUCO DINIZ DUARTE – Você conhece as etapas da construção de um edifício?
A realização de obras não é uma tarefa simples, haja vista que demanda diversas etapas e procedimentos. O início de todo o processo inclui a escolha do terreno, ou seja, a localização. Outros passos constam da realização do projeto arquitetônico, instalações elétrica e hidráulica e diversas outras etapas importantes para que esse imóvel seja de fato construído. O desenvolvimento de uma obra civil continua a todo vapor até alcançar as etapas de acabamento e limpeza.
Para que a obra seja considerada um verdadeiro sucesso, é indispensável conhecer todo o seu processo de construção. Você quer descobrir quais são as principais etapas envolvidas na construção de um edifício? Fique atento ao texto e saiba mais detalhes sobre o assunto.
Principais etapas da construção de prédios
As etapas envolvidas no desenvolvimento de uma obra da construção civil deste tipo envolvem aspectos relacionados à escolha do terreno, realização do projeto arquitetônico, realização de projetos complementares, orçamento, planejamento, execução de serviços prévios à obra, fundações, estrutura e paredes, cobertura, instalações, acabamentos, pintura, áreas externas e limpeza.
Escolha do terreno
Esta etapa consta da verificação do local onde o prédio será construído. É importante considerar questões como o preço, adjacências, situação fiscal.
Realização do projeto arquitetônico
Este passo é fundamental para que a pessoa conheça o resultado do empreendimento. Ele é indispensável também para que os órgãos competentes aprovem a obra de construção civil. Contar com um projeto arquitetônico de qualidade é um diferencial para as obras desta índole, por isso é importante contar com uma equipe capacitada e uma sólida empresa no mercado.
Realização de projetos complementares
Após a realização do projeto principal, é necessário optar pela realização dos projetos complementares. Estes são relativos à colocação de instalações sanitárias, hidráulicas e demais tipos, internet, telefonia.
Orçamento e planejamento
Com os projetos prontos, chegou a hora de analisar a necessidade de investimento. Assim, é necessário realizar um estudo adequado e verificar se o investimento dará lucro. Esta análise e a realização do orçamento é feita por pessoal capacitado e profissionais especializados na elaboração de projetos executivos.
No que concerne ao planejamento, ele está atrelado diretamente ao orçamento. O planejamento é uma sequência de etapas necessárias para que a obra seja realizada com sucesso.
Execução de serviços prévios à obra
Antes do início da obra, é preciso realizar algumas ações como o fechamento e a limpeza do terreno, montar a estrutura básica para o começo das atividades como o barracão e o canteiro, fazer a terraplanagem e definir os eixos.
Fundações, estrutura e paredes
A etapa inclui a realização das fundações, construção da estrutura do prédio e o fechamento da edificação que incluem a vedação e a separação dos diferentes ambientes.
Cobertura
A função da cobertura é oferecer segurança acústica e térmica da construção.
Instalações
As instalações incluem a hidráulica, elétrica, sanitária e as complementares. Elas são fundamentais para que o edifício fique em condições adequadas de moradia.
Acabamentos e pintura
Os acabamentos, revestimentos e a pintura fazem parte das etapas finais da obra. Isto é, correspondem ao processo de finalização.
Áreas externas
Esta etapa inclui a construção de churrasqueira, piscina, quadras de esportes e outras áreas de lazer.
Limpeza
A limpeza do edifício é a última etapa. Depois de finalizada, o prédio já pode ser entregue ao proprietário.
O ideal é sempre contratar uma construtora que tenha total conhecimento e experiência sobre o assunto, assim evita possíveis problemas.