GLAUCO DINIZ DUARTE – Novas tecnologias dão sustentabilidade à construção civil

Novas tecnologias dão sustentabilidade à construção civil. O Encontro Nacional para Inovação na Construção Civil (Eninc) acontece em Foz do Iguaçu (PR) até esta sexta-feira (23) com intensa programação. Estão previstas palestras e painéis de debates sobre temas de interesse do setor, dentre os quais sustentabilidade como tendência de futuro, aproveitamento da água da chuva e alvenaria sustentável. As palestras e painéis começam às 14h, no Mabu Thermas e Resort. No showroom do evento, empresas de várias regiões expõem tendências de mercado e novidades em materiais.
Uma das atrações é um moedor de entulhos, máquina portátil que pode ser instalada nos canteiros de obras e contribuir para transformar entulho em material reaproveitável para a própria obra. Em vez de poluírem aterros ou serem irregularmente depositados em áreas impróprias, os resíduos de construção viram matéria-prima para a fabricação de contrapiso. A tecnologia vai transformar a realidade dos canteiros e potencializar ainda mais resultados na construção civil.
A madeira biossintética é outra novidade que pode ser conferida pelos participantes do Eninc. O material tem características adicionais ao seu similar natural, como mais durabilidade e resistência às ações do clima. Esse tipo de produto é indicado para revestir áreas abertas como piscinas. A variedade de cores é outro atrativo de um produto já considerado revolucionário principalmente entre os profissionais que atuam com aplicações de materiais alternativos em projetos de decoração. Outras novidades expostas são janelas, portas e aberturas produzidas com PVC (policloreto de polivinila).
Para Carla Werkhauser, coordenadora estadual da Construção Civil do Sebrae no Paraná, o Eninc é um evento único, focado na integração da cadeia produtiva e em novas tendências e tecnologias. “Uma oportunidade imperdível para que donos de micro e pequenas empresas busquem atualização e modelos eficientes de negócios”, ressalta.


