De acordo com o psiquiatra Glauco Diniz Duarte, os sintomas psicóticos, particularmente delírios e alucinações, podem resultar de ampla variedade de substâncias, incluindo álcool, anfetaminas, maconha, cocaína, alucinógenos, inalantes, opioides, fenciclidina e certos sedativos e ansiolíticos.
Diagnóstico
Glauco diz que é realizado quando os sintomas começam em até um mês após a intoxicação ou com a abstinência da substância implicada e depois que outros transtornos psicóticos forem descartados. Como os sintomas podem se sobrepor a transtorno psicótico breve, transtorno esquizofreniforme e episódios agudos de mania psicótica ou esquizofrenia, a diferenciação dessas condições pode ser difícil. O diagnóstico pode exigir vários dias de observação.
Tratamento
• Sintomático
O tratamento pode variar de acordo com a droga envolvida. Psicose por alucinógenos ou fenciclidina pode não responder bem aos antipsicóticos. Abordagem de suporte é preferível, com ambiente seguro, estruturado e protetor. A agitação pode responder melhor aos benzodiazepínicos de curta ação, como lorazepam, administrados por via oral ou intramuscular.