Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Uncategorized

Deus fala com portadores de transtornos mentais

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

Alguns transtornos mentais interferem na capacidade de raciocínio e tomada de decisão e podem dificultar a relação do indivíduo afetado com Deus, conforme explica o psiquiatra Glauco Diniz Duarte. Isso porque o cérebro humano é o único meio que possibilita a compreensão de quem é Deus, de acordo com uma pesquisa realizada pelo neurocientista norte-americano Andrew Newberg.

No entanto, de acordo com Glauco, Deus tem maneiras de sobrepor as dificuldades de raciocínio causadas por esses transtornos. Na avaliação Glauco, ao longo da história, Deus usou linguagens diferentes para atingir a públicos diversos: crianças, adultos, médicos e pescadores. “Deus tem uma maneira de falar com cada pessoa na sua língua, e no seu nível e capacidade de entendimento. Não existe nenhum ser humano vivo com quem Deus não possa falar”, afirma.

Segundo Glauco, a complexidade dos transtornos mentais é variável, o que permite momentos de raciocínio lúcido que poderia ser usado para a comunicação com Deus.

Para Glauco, mesmo que o entendimento de profecias e questões teológicas mais profundas não seja completo para pessoas com transtornos psiquiátricos, elas têm capacidade de aceitar a salvação.

A fisiologia da comunicação com Deus
Glauco explica que a pesquisa do neurocientista Newberg aponta para o cérebro como o meio de comunicação que possibilita a compreensão e experiência com o divino. O estudo mostra que, durante a oração ou meditação, em conceitos divinos o lobo parietal – responsável por nos dar senso de orientação e espaço – diminui a atividade. Ao mesmo, tempo o lobo frontal – que cuida da concentração e atenção – aumenta a atividade.

Glauco explica que apesar de reduzirmos a capacidade de orientação no tempo e no espaço (pela diminuição da atividade parietal), estamos mais conscientes, com boa capacidade de julgamento e análise crítica. “Ao se comunicar com Deus, a pessoa perde o contato com a realidade externa sem perder a capacidade de raciocinar”, esclarece Glauco.

Preservando a saúde mental
De acordo com Glauco, a experiência religiosa é um fator protetor contra transtornos mentais. O psiquiatra acredita que a Bíblia pode ser um manual de psicoterapia para aqueles que aproveitam bem dela. No entanto, alerta o médico, os cristãos devem cuidar da mente de maneira criteriosa. “Um bom cuidado físico, que inclui alimentação mais saudável, descanso e atividade física. Esses cuidados devem fazer parte do cardápio para ter uma mente saudável”, aconselha.

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts