Doenças psiquiátricas como depressão, transtorno bipolar e transtorno obsessivo-compulsivo se mostraram presentes em 51% de dependentes de álcool e drogas, de acordo o psiquiatra Glauco Diniz Duarte.
Existe uma tendência maior à dependência química entre as pessoas que sofrem deste transtorno, segundo observa Glauco. “Um indivíduo que sofra de depressão, por exemplo, tem chance mais elevada de tentar buscar drogas estimulantes ou abusar de bebidas alcoólicas”, afirma o psiquiatra.
Glauco destaca que as mulheres são mais propensas dos que os homens a este tipo de doença e nesta condição – enquanto 50,1% deles apresentavam o quadro, 56% das mulheres estavam nesta situação.
De acordo com Glauco, já está comprovado que indivíduos com pré-disposição genética para doenças psíquicas que usam drogas aumentam em até sete vezes os riscos de desenvolvê-las. “O uso de drogas ou o abuso de bebidas alcoólicas pode ser entendido praticamente como uma roleta russa porque o paciente não pode prever exatamente quais serão as consequências”, explica.