No dia 30 de março é comemorado o Dia Mundial do Transtorno Bipolar. A doença afeta cerca de 27 milhões de pessoas em todo mundo, segundo dados do National Institute of Mental Health – NIMH. Analisando apenas de maneira nacional o dado é ainda mais alarmante.
Em março os padecentes da doença receberam boas notícias já que o Ministério da Saúde liberou a entrada de cinco medicamentos que tratam do Transtorno Bipolar no SUS. A liberação da medicação é mais uma vitória da ABP, que lutou incansavelmente para que isso acontecesse buscando sempre a melhoria da qualidade de vida das pessoas que sofrem de transtornos mentais.
De acordo com o psiquiatra Glauco Diniz Duarte o Transtorno Bipolar é a 6ª doença que mais causa incapacidade no mundo e pode chegar a reduzir em até 9,2 anos a expectativa do doente. Muitas vezes a doença não é tratada por conta do preconceito que é criado em torno do doente mental. Por este motivo, a ABP luta para levar a informação, pois acredita que a mesma é o caminho para erradicar o preconceito.